segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O que é Jornalismo Amarelo


Jornalismo amarelo é uma prática que envolve o uso de características chocantes com a finalidade de chamar a atenção e aumentando a circulação. As histórias são apresentadas com pouca ou nenhuma notícia pesquisado, pois eles são ou distorcido e exagerado ou mesmo inventada às vezes. Outras técnicas incluem o sensacionalismo, o uso de escandalosas atraentes manchetes e imagens enganosas. O único objectivo deste tipo de jornalismo é um negócio, sem que diz respeito a fatos ea ética do jornalismo.

Como tudo começou?

"Jornalismo amarelo" O termo foi cunhado, com base em uma batalha por leitores entre os jornais New York Times, New York World e New York Journal. Em 1883, Joseph Pulitzer comprou o 'New York World ", ele era um editor agressivo e inteligente. Ele lutou contra muitos cruzadas importantes, em nome dos pobres. Ele procurou fazer o jornal divertido e incluiu concursos e jogos, ele também começou a comic primeira cor. Dentro de apenas dois anos após a compra do papel que ele conseguiu tornando-o o maior jornal circulou no país. No entanto, ele foi acusado pelos críticos de reportagem sensacionalista, particularmente contra o governo.

William Randolph Hearst assumiu New York Journal, em 1895, ele queria bater Pulitzer e aumentar a circulação de seu jornal. Para isso, ele adotou as mesmas táticas de sensacionalismo que foi usada por Pulitzer. O documento estava cheio de histórias picantes e sensacional. Ele dedicou um grande espaço para histórias de crimes e até nudez incluído em seu trabalho. Ele chegou ao ponto de atrair jornalistas de papel de Pulitzer, oferecendo-lhes salários extremamente elevados. Ele também contratou Richard F. Outcault, o cartunista por trás da série de desenho animado muito popular "The Yellow Kid". A história em quadrinhos que foi publicada no Jornal domingo utilizada uma tinta não mancha especial amarelo. Depois de esquerda Outcault, Pulitzer contratou George B. Luks para desenhar os quadrinhos.

A competição entre os dois quadrinhos rival ganhou muita atenção. Foi por causa da importância dos quadrinhos, que o sensacionalismo over-the-top aprovado pelos dois papéis veio a ser conhecido como "jornalismo amarelo".

A Guerra Hispano-Americana

Pulitzer e Hearst viu a próxima guerra com a Espanha como a oportunidade perfeita para aumentar ainda mais suas vendas. É muitas vezes acredita que Hearst, em particular, desempenhou um papel importante no envolvimento dos EUA com Cuba na guerra hispano-americana. Hearst foi o primeiro a enviar uma equipe de repórteres para Cuba para informar sobre os eventos que acontecem lá. Ambos os jornais publicaram histórias exageradas de brutalidade dos espanhóis contra os rebeldes cubanos, nenhum detalhe sórdido foi poupado. Acreditava-se que muitos repórteres inventaram histórias sobre o suposto "mal" regime espanhol. As histórias anti-espanhol criou um frenesi entre os americanos. O sentimento nacional foi despertado a tal ponto que o presidente McKinley estava preocupado que, se ele não entrar em guerra, seu partido político iria sofrer muito. Quando a guerra começou, Hearst foi a Cuba e se informou contas precisas da guerra.

Jornalismo Amarelo Ainda na Prática

A competição que foi desencadeada em jornais para aumento de leitores, infelizmente nunca realmente terminou. Muitas características do jornalismo amarelo foram adotadas por jornais, tablóides e canais de notícias para pegar os globos oculares e são comuns hoje em dia, mesmo que haja muita discussão e oposição para notícias enganosas. Os leitores então, não tinha meios de verificação, mas hoje eles podem descobrir se uma notícia tem sido exagerada para a publicidade. Hoje, há muitos exemplos de relatórios que são exagerados, em tablóides fato, com suas histórias de crimes escandalosos e relatórios picantes são uma forma de jornalismo amarelo. Além disso, muitos canais de notícias locais sensacionalismo histórias pequenas e apresentá-los como grandes eventos apenas para atrair as pessoas. Se você ler histórias com cuidado, você será capaz de distinguir o real os fabricados a si mesmo.

Características do Jornalismo Amarelo

* Os manchetes enganosas que não são relevantes para a história real

* O uso excessivo de imagens e ilustrações ousadas

* O uso de entrevistas falsas

* Os artigos impreciso por especialistas chamados de saúde

* Ênfase em gráficos mais notícias

* Os dramáticas histórias de crimes

* Os Stories escrita no contexto errado

* Relatórios com apenas um lado da história

Nem todas as histórias que são sensacionais fazem parte do jornalismo amarelo, certas histórias são sensacionais na natureza. Além das características acima mencionadas, qualquer relatório que não aderir à ética do jornalismo, pode ser um exemplo de jornalismo amarelo.

Efeitos de Jornalismo Amarelo

O principal objetivo do jornalismo é informar, as pessoas tomam decisões com base em informações que são fornecidas a eles. Por isso, é essencial que as notícias é apresentado como é. Quando os factos são alterados e exagerado, as pessoas estão equivocadas. Eles podem acreditar em algo que não é verdade, eo sensacionalismo pode deixar uma impressão duradoura em sua mente. Mídia é frequentemente utilizado pelo governo para influenciar a opinião pública a seu favor, apresentando histórias que são tendenciosas. Assim, a percepção das pessoas sobre temas atuais é feita sob medida. Além disso, ele também leva as pessoas a tomar interesse em coisas que não têm importância direta para as suas vidas como a vida das celebridades.

Enquanto, o jornalismo amarelo é praticada hoje em quase todos os países, é mais comum em países que têm baixa escolaridade. Costuma-se argumentar que a mídia dá às pessoas o que elas querem. No entanto, isto não é verdade, as pessoas são forçadas para consumir o que quer que são dadas. A melhor maneira para os jornalistas que se abstenha de jornalismo amarelo é verificando os fatos a partir de várias fontes, de modo a obter informações precisas. Os jornalistas devem aderir aos princípios básicos do jornalismo e usar o poder que eles têm em uma democracia com responsabilidade máxima. Casas de mídia não pode ir longe com tais práticas por muito tempo, com o tempo as pessoas percebem que fontes são confiáveis ​​e que precisam ser tomadas com uma pitada de sal.

5 comentários:

  1. Excelente produção textual: simples e precisa, com ênfase nos principais pontos de maior relevância.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. https://monografias.brasilescola.uol.com.br/historia/ditadura-militar-no-brasil.htm

      Excluir
  3. Amei a matéria, simples e sucinta. Alguém poderia me dizer quem a publicou?

    ResponderExcluir